2024-06-01 0

taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para adultos, exclusivos para tratamento da Covid-19 pelo Sistema Único de Saúde (SUS), chegou a 95% em Curitiba nesta quarta-feira (25). O aumento foi de 5% em relação ao dia anterior.

De acordo com a prefeitura, 309 das 324 vagas disponíveis estão ocupadas, restando apenas 15 leitos para adultos na rede pública da capital.

Ala pediátrica e enfermarias

 

Já na ala intensiva pediátrica, a ocupação está em 40%. São quatro pacientes internados e seis vagas disponíveis, segundo a gestão municipal.

Curitiba tem 334 leitos de UTI no SUS reservados para a Covid-19, somando as vagas destinadas para adultos e crianças.

taxa geral de ocupação está em 94% na capital - 4% a mais que o dia anterior. Conforme a prefeitura, 21 leitos estavam livres até a tarde desta quarta.

Em relação aos leitos de enfermaria, a ocupação nesta quarta-feira chegou a 91% - 8% a mais que o dia anterior.

No total, a capital tem 382 pacientes internados neste tipo de leito, entre adultos e crianças. Restam 40 vagas.

Os leitos hospitalares reservados para a Covid-19 no SUS são ocupados por pacientes com diagnóstico ou suspeita da doença.

Hospitais privados

 

De acordo com o Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Paraná (Sindipar), as UTIs dos 20 hospitais de médio e grande porte de Curitiba estão com ocupação acima de 80% desde que a cidade passou a registrar nova alta de casos diários.

O hospitais Erasto Gaertner, Evangélico Mackenzie e do Trabalhador estão com 100% dos leitos ocupados.

No Hospital das Clínicas, 60 dos 61 leitos estão ocupados, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

MP questiona bandeiras

 

O Ministério Público do Paraná (MP-PR) questionou a Prefeitura de Curitiba sobre os critérios de taxa de transmissão, ocupação de leitos e o número de mortes usados para definir a bandeira com restrições na cidade.

Na sexta-feira (20), um decreto municipal manteve a bandeira amarela - que tem as restrições mais leves. A validade do decreto vai até sexta-feira (27).

A secretária de Saúde, Márcia Huçulak, informou que os parâmetros para a definição da bandeira são claros, precisos e matemáticos.

Segundo ela, desde o início da pandemia a prefeitura usa o mesmo parâmetro e publica diariamente os dados no Portal da Transparência.

Coronavírus na capital

 

De acordo com o boletim divulgado pela prefeitura, Curitiba tem 71.840 casos de Covid-19 e 1.660 mortes provocadas pela doença.

Nesta quarta-feira, a capital contabilizou mais 11 óbitos, segundo o levantamento. Destes, oito ocorreram nas últimas 48 horas.

Segundo a prefeitura ainda, são 12.139 casos ativos na cidade, correspondentes ao número de pessoas com potencial de transmissão do vírus.

Fonte: G1